NOTAÇÃO CIENTÍFICA - ESCALA

By Professor Gonçalo
Nesta aula foi apresentado em Power Point -Data Show a utilização de escalas com imagens, ampliando e reduzindo uma imagem, do real até imagens Satélites na ampliação, já na redução tivemos a imagem apresentada em Microscópios (Macro) a SuperMicroscópios Eletrônicos e imagens Surreais(Imaginárias).
 

By Professor Gonçalo

Ainda medindo distâncias...

Lembrando que uma das tarefas dos alunos consistia em estimar a distância de suas casas até a escola, encontrei um recurso interessante e online: o GoogleMaps. Com esse recurso você não apenas obtém a distância do menor percurso entre dois pontos como também as indicações de como fazer o trajeto. Como exemplo solicitei uma busca do melhor caminho entre minha casa e a escola e o resultad o está mostrado na figura abaixo (clique na imagem para vê-la ampliada):

Agora eu já sei que tenho que caminhar cerca de 600 m para ir da minha casa até a escola e que se eu for de carro devo demorar cerca de 1 minuto. "Mó da hora!". :)
 

By Professor Gonçalo

Tempo de reação e tempo de frenagem

Quando precisamos frear um automóvel não conseguimos fazê-lo de maneira instantânea (o que, aliás, é muito bom, pois isso seria o mesmo que bater em um muro de concreto!). Entre o instante em que observamos algo e decidimos acionar os freios até o momento em que o carro pára, muitas coisas acontecem: 1 - detectamos a necessidade de frear; 2 - decidimos frear; 3 - acionamos os freios; 4 - os freios desaceleram o veículo até pará-lo. Os três primeiros itens dessa relação dizem respeito a um intervalo de tempo em que detectamos uma situação de risco e reagimos acionando os freio s. O tempo total para que isso ocorra varia de pessoa para pessoa e é chamado de tempo de reação. O quarto item da lista também demanda um tempo que depende do estado dos pneus do carro, do estado da pista e da eficiência do sistema de fre ios. Esse tempo é chamado de tempo de frenagem. Durante esse tempo todo (tempo de reação + tem po de frenagem) o veículo continua se movendo de maneira que, ao parar, terá percorrido uma distância que depende de todos os fatores acima e da velocidade em que se encontrava no início da frenagem. A tabela abaixo (obtida em http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/) e o gráfico ao lado dela nos mostra alguns resultados comuns para veículos e pessoas reais. Clique na figura para vêla ampliada.

Em situação de pista molhada ou durante a noite, a distância total percorrida até parar aumenta muito. Motoristas alcoolizados e que têm um tempo de reação muito maior do que o normal também precisam de distâncias muito maiores para parar (mas geralmente perdem também a noção disso).
 

By Professor Gonçalo

Diâmetro da Lua

Uma das atividades propostas aos alunos das primeiras séries do Ensino Médio é o cálculo aproximado do diâmetro da Lua usando-se para isso semelhança de triângulos. O processo é simples, interessante e bem ilustrativo do poder da matemática como ferramenta auxiliar da Física. Infelizmente o desenho original contém um pequeno erro na indicação da distância Xtl (distância entre a Terra e a Lua). A figura abaixo trás a indicação correta dessa distância e deve substituir a figura original (na página 30 do Jornal do Aluno da primeira série do Ensino Médio). Clique na figura para abri-la em uma página em tamanho maior. Lembrando que a distância entre a Terra e a Lua (Xtl) é de 380.000 km, basta medir a distância entre a moeda e os olhos do observador (conforme as instruções que acompanham a figura no Jornal do Aluno). Não se esqueça de fazer as conversões de unidades, já que a distância Terra-Lua está em km e a distância medida entre a moeda e o olho (Xo) estará em cm. É interessante notar que a moeda deve cobrir "exatamente" a circunferência da Lua para que a atividade resulte em um valor não muito discrepante e que isso é mais fácil de se conseguir quando a Lua está em sua fase "cheia" (atualmente estamos em "quarto-minguante").
 

By Professor Gonçalo
Criadores do Blog: Camila Riquetti, Eliakin do Couto e Thamara Tays; Nós adoramos as aulas de Física do Professor Gonçalo, e resolvemos fazer esse Blog, para que os outros alunos pudessem saber mais sobre Física e as aulas dele, Professor Gonçalo, Te adoramoos muitoo e Nos todos somos loucos por fisica xD