LEITURA NA BIBLIOTECA - FÍSICA !

By Professor Gonçalo
JA DIZIA O BOM VELHINHO : "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." Alunos(as),do 1ªA e 2ªA vejo que se faz necessário a prática da leitura complementar em Física, por isso estou lançando a idéia da leitura em grupo na biblioteca. PASSE UMA HORA COM O BOM VELHINHO ! Como será isso? 1º- O livro de Base já está na biblioteca da escola, onde acompanha uma lista das páginas sugeridas para melhor aproveitamento em sala de aula, pois nosso tempo é muito curto e poucas aulas. 2º- A bibliotecária da hora, colocará presença pra vc e acompanhará o seu desempenho, pois no término de cada leitura das pgs sugeridas, vc assinará com a bibliotecária seu término ou continuação. 3º- Consta nas leituras dessas pgs, resolução de exercícios e pesquisa de assuntos pertinentes a assunto, onde vc aluno(a) terá que registrar no seu caderno de sala de aula. IMPORTANTE - TODOS OS PARTICIPANTES DESSA PROPOSTA TERÁ SEU CONCEITO(NOTA BIMESTRAL) UM ADICIONAL BEM GRATIFICANTE NA MÉDIA FINAL.... NÃO SEJA COVARDE, FAÇA PARTE DESSA TROPA DE ELITE .
 

QUEDA LIVRE - 1 ANO - MUV

By Professor Gonçalo
Queda livre Na verdade a queda livre é um caso particular do movimento uniformemente variado (MUV), e por isso poderemos aplicar aqui tudo o que aprendemos no MUV.
Neste caso a pedra está caindo do alto de um prédio. Será que a velocidade dela será positiva ou negativa ? E qual será o sinal da aceleração da gravidade (g) ? Tudo vai depender do sentido da trajetória adotado. Aqui o sentido adotado, como você pode ver na figura, é de baixo para cima. Desta maneira teremos uma velocidade de queda negativa, e teremos também um valor negativo para a aceleração da gravidade (g = - 10m/s2) Ambos os vetores (velocidade e aceleração) apontam para o lado contrário ao da trajetória. Se a pedra fosse jogada de baixo para cima sua velocidade seria positiva, pois seu movimento teria o mesmo sentido da trajetória, mas a aceleração da gravidade continuaria negativa pois ela sempre aponta para baixo, independente se a pedra está subindo ou descendo.